São Paulo, Maio de 2010 – A Whirlpool Latin America abriu no dia 17 de maio as inscrições para seu Programa de Trainee 2011. Mais amplo e com maior carga horária de formação, o novo programa da empresa – que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid – quer garantir ao jovem a completa experiência com produto, serviço e consumidor. Para participar, o candidato precisa ter se formado entre julho de 2008 e dezembro de 2010 em áreas ligadas a manufatura, vendas, administração, psicologia, direito, tecnologia, marketing, finanças, logística e suprimentos, entre outras.
O objetivo da empresa é atrair, reter e desenvolver jovens talentos que tenham potencial para atuar como líderes na organização, no curto e médio prazo. Para se inscrever, basta acessar o site www.whirlpool.com.br/jovenstalentos. O prazo termina em 24 de junho.
Para atrair ainda mais os candidatos, este ano, a companhia ampliou as ações de interatividade em redes sociais como o Twitter, Facebook, LinkedIn e intensificou sua divulgação com a campanha ‘A gente sempre fez parte da sua vida. Venha fazer parte da nossa’. As idéias dos trainees, aprovados na edição passada e que já estão atuando na empresa, serviram de matéria-prima para a definição das ações de comunicação elaboradas pela agência Zebra Deluxe.
Entre as novidades do processo seletivo deste ano, estão previstas atividades interativas via redes sociais. A proposta é que para solucionar um determinado desafio, o jovem tenha que buscar, dentro da própria rede de candidatos, os parceiros com perfis adequados para o desenvolvimento de seu trabalho. Também será feita a chamada ‘avaliação de brevês’, para mensurar o quanto o candidato está alinhado ao modelo de liderança e aos valores da empresa. Essa também será uma oportunidade para os candidatos conhecerem melhor a empresa.
Estão previstas ainda ativações das marcas nas principais universidades do País e palestras com o presidente da Whirlpool Latin America, José A. Drummond Jr., que trará um pouco da realidade do negócio e da liderança no setor onde atua, falando de futuro e de mercado.
Para os jovens aprovados, além dos treinamentos, haverá um processo de coaching e mentoring com os respectivos gestores e demais executivos da companhia. Além disso, um comitê dedicado avaliará o desempenho e o potencial demonstrado por esses jovens no decorrer do programa.
Durante a integração inicial – três meses nas diversas áreas e unidades da companhia e nos pontos de venda interagindo com vendedores e consumidores – os trainees terão a oportunidade de entender toda a cadeia de valores, e serão desafiados a sugerir melhorias no processo por meio de um projeto.
A alocação nas diferentes áreas da empresa acontecerá após uma avaliação das características de cada um. Ao término da formação, o jovem que obtiver resultados extraordinários fará uma temporada de aprendizado ‘summer job’, em uma planta da Whirlpool na Europa ou Estados Unidos.
A carga horária de desenvolvimento para essa edição será de 290 horas, sendo 111 horas na Escola de Líderes. “Este tempo de treinamento é 84% superior ao de 2009 e maior que o tempo de treinamento aplicado a alguns executivos da empresa, como os de gerência, por exemplo”, explica Nathalie Tessier, diretora de Recursos Humanos, New Profit Pools e Serviços da Whirlpool Latin America.
Diferente das demais edições do Programa de Trainee, os jovens que ingressarem na empresa este ano também terão como parte de seu escopo desenvolver um projeto em grupo para o Instituto Consulado da Mulher, principal ação social da Whirlpool, liderada pela marca Consul.
Ao ingressar no programa, o jovem contará com todos os benefícios concedidos aos colaboradores da empresa, como vale-refeição, plano de previdência privada, plano de saúde, vale-transporte ou estacionamento, entre outros. Os trainees serão admitidos em novembro deste ano.
Programa de Trainee Whirlpool Latin America
Nos últimos seis anos, ingressaram na empresa 103 trainees. Desse total, 70% permanecem na companhia. O resultado dos projetos, desenvolvidos pelos trainees, nos últimos três anos, foi de R$ 62 milhões. “O objetivo da empresa é que em 2014, quando o programa de trainee completar 10 anos, ex-trainees já estejam ocupando, no mínimo, o cargo de gerência geral. Para isso, a empresa tem aumentado, anualmente, as verbas para o programa. Do ano passado para este, a Whirlpool dobrou o valor de investimento por trainee”, afirma a executiva.
Programa de Estágio
A Whirlpool Latin America também está com inscrições abertas para candidatos a vagas de estágio, com início programado para o segundo semestre deste ano. Há oportunidades em diversas áreas da empresa nas unidades de São Paulo (SP) e Joinville (SC). Com duração de um ou dois anos, o programa desenvolve habilidades e competências por meio de experiências, desafios e formação, com o acompanhamento ativo do gestor imediato e um orientador de carreira.
Na Whirlpool, os estagiários também têm metas que são registradas no Programa de Monitoramento de Performance (PMP). Em cada ano de estágio, os jovens realizam um projeto especial que tenha impacto no resultado da companhia, atrelado às metas de sua área. Ao longo do programa, o estagiário recebe semanas de treinamento, de acordo com as competências técnicas e comportamentais que precisam ser desenvolvidas.
Os candidatos interessados em participar do Programa de Estágio, devem acessar o site www.whirlpool.com.br/jovenstalentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!