Anunciada a quarta maior empresa supermercadista do País, com “faturamento” anual de R$ 7,9 bilhões, atrás apenas do Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart: Perdas S.A.. A fictícia empresa registra um volume anual quase 2,5 vezes o lucro líquido apurado de todo o setor de supermercados (R$ 3,2 bilhões), em 2009. Essa é a conclusão de um estudo inédito, que integra o 39º Relatório Anual do setor, realizado pela publicação Supermercado Moderno.
Se a bilionária cifra chama a atenção, o número de furtos também é alarmante. Apenas no ano passado, 5,8 milhões de pessoas foram flagradas em todo o mundo roubando produtos, 500 mil ocorrências a mais do que em 2008. Desse total, 85,6% das pessoas eram clientes e as demais (14,4%), funcionários.
Se a Perdas S.A. tivesse uma missão, poderia ser algo como “prevenir perdas para aumentar as vendas e o lucro”. Ficção à parte, o que é realmente necessário para reduzir efetivamente esses índices? De acordo com Luiz Fernando Sambugaro, diretor de Marketing da Gateway, empresa especializada em soluções para proteção eletrônica de mercadorias no varejo, o primeiro passo é mensurá-lo. “Há um problema cultural no varejo brasileiro, que é a informalidade. Até que o varejista comece a monitorar as perdas, ele não tem ideia da dimensão do prejuízo”, afirma.
A boa notícia é que o setor parece ter acordado e hoje já está mais atento às soluções que o mercado oferece. As antenas antifurto, aquelas instaladas nas portas das lojas, em conjunto com os mais variáveis tipos de etiquetas (rígidas ou adesivas), são uma das maneiras mais eficientes de inibir as ações de funcionários mal intencionados ou ladrões profissionais. Outro recurso é o monitoramento por circuito fechado de TV (CFTV) que permite o acompanhamento da loja à distância, até pela internet. Dotado de recursos de tecnologia de última geração, como câmeras de alta resolução que podem ser controladas automaticamente, associadas a gravadores de imagem digitais, permitem uma gestão eficiente e pontual.
Feira Apas 2010 – A Gateway apresenta em seu estande algumas das mais avançadas soluções e tecnologias para prevenção de perdas, entre elas, o Gatecash, que possibilita ao lojista gerenciar e monitorar à distância todas as operações efetuadas em tempo real e conferir os tíquetes com os produtos realmente comprados. Além disso, haverá a demonstração de cadeados eletrônicos, da linha Gatevision (CFTV), dos desativadores inteligentes, desenvolvidos a partir do conceito de sustentabilidade, e das antenas com a tecnologia acusto-magnético (AM), como a Stargate e a Master Phenom Trademark.
Outra atração do estande da Gateway é a sessão de autógrafos, no dia 12 de maio, ao meio-dia, do livro Tecnologia: O Futuro do seu Negócio Passa por aqui, por sua autora, Regiane Relva Romano, diretora da Vip Systems, empresa parceira da Gateway.
A Gateway também vai aproveitar a Apas 2010 para lançar a segunda edição da revista Prevenção de Perdas, com cases de clientes como Walmart, Leroy Merlin, Marisa, Casa & Vídeo Rio de Janeiro, Levi´s e vários outros. A publicação revela também como a empresa conseguiu incluir centenas de novos clientes no portfólio e crescer 40% apenas em 2009.
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