segunda-feira, 25 de abril de 2011

Venezuela estuda estratégias para se estabelecer como potência mineira

25 de abril de 2011, 10:44Caracas, 25 abr (Prensa Latina) O governo venezuelano trabalha com assessoramento de especialistas chineses para em julho próximo apresentar planos de desenvolvimento mineiro à curto, médio e longo prazo, informou hoje o Ministério de Indústria Básica.
A finalidade das estratégias é buscar processos produtivos em matéria mineira, ter vantagem dos preços internacionais e consolidar o país como uma potência no setor, destacou a entidade em uma nota de imprensa.

Os planos também buscam uma alternativa à produção petroleira, motor impulsor da economia nacional e responsável por mais de 70 por cento das divisas que entram no país.

A Venezuela tem abundantes jazidas de bauxita (alumínio), ferro e ouro, localizados fundamentalmente nos estados de Bolívar e Delta Amacuro.

Desde meados do mês, uma delegação chinesa de alto nível visita esta nação sul-americana para apoiar no planejamento de seu desenvolvimento em áreas estratégicas como a industrialização e a construção de moradias.

Segundo o titular de Indústria Básica e Minería, José Khan, os especialistas asiáticos percorreram instalações da Siderúrgica do Orinoco e outras plantas, onde contribuíram experiências e conversaram com técnicos locais.

Ambas as equipes trabalham no desenho dos planos, dando continuidade aos trabalhos iniciados em 2010 a partir de convênios assinados por Caracas e Beijing, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!