terça-feira, 5 de abril de 2011

Livro registra discussão internacional sobre desenvolvimento social

Fruto dos debates ocorridos durante simpósio que teve autoridades brasileiras e palestrantes estrangeiros, a publicação registrou os programas que ajudaram o Brasil a superar a crise que assolou vários países em 2009. Lançamento será nesta quarta (6), no auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios, com a presença da ministra Tereza Campello.

Nesta quarta-feira (6), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lança o livro “Políticas Sociais para Desenvolvimento: superar a pobreza e promover a inclusão”. A publicação é um desdobramento do Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Social, realizado em 2009, que discutiu a política social aplicada em diferentes contextos internacionais e reuniu cerca de mil participantes e 21 palestrantes de países dos quatro continentes, com os quais o governo brasileiro, por meio do MDS, mantém relações de cooperação internacional.

Na época, os Estados Unidos vivenciavam uma de suas maiores crises econômicas, originada no setor imobiliário e financeiro. Pelo efeito multiplicador dessa crise sobre diversas sociedades, o tema de seu impacto nas populações mais pobres acabou se tornando um dos principais focos de discussão do simpósio, que se baseou em debates acerca do fortalecimento das políticas públicas em momentos de crise econômica.

Naquele período, o Brasil ganhou notoriedade internacional pelas políticas de combate à pobreza e à fome, com destaque para o papel do Estado na estruturação de uma rede de proteção social e ampliação do público atendido, em especial pelo Programa Bolsa Família, mas também pelos resultados anticíclicos notados.

Evidenciando a relevância do debate para o Brasil, o simpósio contou com a presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas cerimônias de abertura e encerramento e de diversos ministros na coordenação das mesas.

O então ministro do MDS, Patrus Ananias, foi um dos responsáveis pelos debates, que contaram com a presença de nomes internacionais, como o professor Armando Barrientos, da Universidade de Manchester, no Reino Unido, e importantes parceiros do MDS, como a socióloga Laís Abramo, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O lançamento da publicação contará com a presença da ministra Tereza Campello, do embaixador Jorge Chediek, representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil e de Marlova Jovchelovitch Noleto, coordenadora de Ciências Humanas e Sociais da União das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!