quarta-feira, 20 de abril de 2011

Licença para transitar na Venezuela deve ser emitida pelo Detran

BV News

Brasileiros interessados em viajar para a Venezuela no feriado devem procurar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para retirar a Certidão de Trânsito, uma licença que autoriza carros brasileiros a circularem em território venezuelano. Quem vai apenas para Santa Elena de Uairen não precisa se preocupar com esta liberação, já que o trânsito é livre na fronteira.

Para a emissão do documento é necessário, caso o condutor seja o proprietário do veículo, a cópia do Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo (CRLV), uma cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além do pagamento da taxa no valor de R$ 26,12.

Caso o condutor não seja o proprietário do veículo, os documentos necessários são: uma cópia do CRLV do veículo e uma cópia da CNH, taxa de R$ 26,12, procuração autorizando o proprietário a dirigir na Venezuela ou autorização (com modelo disponível no Detran) com assinatura reconhecida em cartório.

No caso de veículos que serão dirigidos pelo proprietário e por terceiros durante a viagem, também será necessária a procuração ou autorização, cópia do CRLV, cópias das CNHs e o pagamento da taxa no mesmo valor.

De acordo com a chefe da Seção de Cadastro de Veículos do Detran, Tatiane Silva de Araújo, a procura em períodos que antecedem o feriado aumenta, mas que muitas pessoas ainda deixam para a última hora. “A certidão é emitida rapidamente, desde que os documentos sejam apresentados e taxa paga. Mas os motoristas devem procurar o Detran antecipadamente para não haver imprevistos” explica Tatiane.

Ela destaca ainda que a prevenção de acidentes deve começar antes de o condutor colocar o carro na estrada. Para a chefe da seção, fazer uma revisão geral, atualizar a documentação, entre outros cuidados, são essenciais para ter uma viagem tranquila e mais segura.

A revendedora de cosméticos, Norma da Silva Abreu, tomou todas as providências para realizar uma viagem durante a Semana Santa. Ela diz que viajar até a Venezuela é uma maneira de aproveitar o feriado de forma rápida e mais em conta. “Quando aparece uma folga, gosto de pegar a estrada com a família, e para isso verifico as condições do carro e a documentação para ter uma viagem tranquila” garantiu.

Empresas
Em caso de veículo em nome de empresas, além da documentação necessária, será preciso ter a cópia do Contrato Social, e se for o caso, requerimento de Firma Individual. A Certidão é válida por 30 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!